Com JavaScript, quem precisa do Erwin (ou quase isto)?

Por acaso descobri um projeto MUITO interessante: se chama WWWSQLDesigner. Trata-se de um editor de diagramas de entidade/relacionamento 100% baseado em JavaScript.

Pelo que pude experimentar, funciona 100% no Firefox e chega inclusive a gerar scripts SQL para a geração dos bancos de dados. Também é muito interessante a opção de salvar o conteúdo como um XML, que posteriormente pode ser aberto pelo próprio programa.

A instalação não poderia ser mais simples: baixe o projeto no site oficial, descompacte-o em um diretório de sua preferência e em seguida, simplesmente abra o arquivo index.html no seu navegador. É realmente surpreendente.

Se não quiser ter este trabalho, eu fiz o upload do projeto para o site da itexto. Sendo assim, para experimentá-lo, simplesmente clique aqui.

8 thoughts on “Com JavaScript, quem precisa do Erwin (ou quase isto)?

  1. Interessantíssimo!!! Estou desenvolvendo uma ferramenta parecida mas não tão bem trabalhada como essa. Porém parei na parte que eu tenho que “ligar” os frames ou as divs, (com as setinhas), e percebi que no WWWSQLDesigner também não temos essa possibilidade. Alguma dica de como fazer isso? Eu normalmente faria com o Canvas, mas não sei se ele me permite interagir o java (JSP) com ele. Alguma sugestão? Não achei nada em JQuery que me permita fazer isso =/

  2. Se bobear, acho que a única forma viável é por canvas mesmo viu.

    Mas não entendo tanto assim de Javascript pra dizer :/

  3. A opção para relacionamento está lá, só não fica uma seta, e sim uma linha entre as tabelas ligadas. Use “CRIAR CHAVE ESTRANGEIRA” ou “CONECTAR CHAVE ESTRANGEIRA” no menu de opções.
    O elemento é uma maneira de se obter o resultado. No entanto, demandará mais tempo, pois necessita de muito código em JavaScript para se obter o resultado. Neste site foi utilizado o elemento que, ao invés de JavaScript, utiliza uma marcação XML para criar as linhas ligando os objetos.

  4. Coloquei entre sinais de maior e menor e o texto sumiu…
    Editando:

    A opção para relacionamento está lá, só não fica uma seta, e sim uma linha entre as tabelas ligadas. Use “CRIAR CHAVE ESTRANGEIRA” ou “CONECTAR CHAVE ESTRANGEIRA” no menu de opções.
    O elemento CANVAS é uma maneira de se obter o resultado. No entanto, demandará mais tempo, pois necessita de muito código em JavaScript para se obter o resultado. Neste site foi utilizado o elemento SVG (Scalable Vector Graphics) que, ao invés de JavaScript, utiliza uma marcação XML para criar as linhas ligando os objetos. Este é o mesmo elemento utilizado pelo Maps, do Google, por exemplo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.